Dica

FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA QUE BENEFICIA
 
Acompanhar as transformações sociais não é uma tarefa fácil. A tecnologia, o trabalho, a família, enfim, as relações sociais mudaram muito nos últimos tempos.

A nova organização social, em muitos lares, impõe tempo escasso com os filhos, o que por muitas vezes, gera culpa e insegurança. Nesse cenário, surgem também dúvidas e os conflitos: o que é papel da família? E da escola?

Os papéis da instituição escolar e da família são diferentes, mas não opostos, pois, apesar das especificidades, devem ser complementares. Tanto família quanto escola devem educar os pequenos e cuidar deles, de maneira integrada.

A família, independentemente de sua composição, deve ser a instituição em que a criança encontrará afeto, cuidados, proteção, proteção, subsistência, educação, apoio e exemplos de comportamento e de atitudes.

Por isso, não é possível “terceirizar” a educação dos filhos para a escola. Ressaltamos que, quando há inversão de papéis, há, geralmente, sobrecargas e conflitos, o que, inevitavelmente, acaba afetando as crianças. Para que a criança sinta-se segura e confiante, tanto em casa quanto na escola, é preciso que haja uma relação de parceria entre todos os que convivem com ela e cuidam dela.

O principal ingrediente para que a parceria entre escola e família seja estabelecida é a comunicação. O diálogo aberto e franco sobre duvidas, discordâncias e expectativas deve ser praticado sempre com vistas ao bem-estar e desenvolvimento integral infantil.

Nesse sentido, é fundamental que a família ensine à criança quais são os princípios corretos de convivência. Torna-se essencial explicar aos pequenos, desde cedo, principalmente com exemplos e afetividade, que as escolhas e as decisões têm consequências, tanto positivas como negativas, e que devemos assumi-las.
 

Av. Elias Maluf, 864 (esquina com a rua Miguel Hidalgo), Wanel Ville 2 - Sorocaba - SP Fone: 3217-3853 Whatsapp: (15) 99109-9131